Dra. Heloisa Campos

Hemangiomas Cavernosos

Os Hemangiomas Cavernosos são más-formações da rede vascular sanguínea, venosa ou arteriovenosa. São visualizados como formações compostas por capilares ou veias dilatadas. Estão presentes ao nascimento e sofrem dilatação lenta e progressiva ao longo da vida. São compressíveis e cedem à digitopressão. Tornam-se mais volumosos e aparentes ao choro ou esforço físico. A evolução do quadro pode ser exacerbada por circunstâncias, a saber, trauma local, prática intensa de esportes, infecção e mudanças hormonais (puberdade e gravidez).
Podem ser superficiais ou profundos, localizados ou difusos. Eventualmente, as veias dilatadas ficam visíveis na pele ou na mucosa que recobre a afecção.

Os Hemangiomas Cavernosos localizados mais profundamente, como os intramusculares, podem ser tumores sem alteração da cor da pele.

Na maioria dos pacientes há predomínio do componente venoso. Em alguns casos com componente arterial, a presença de fístulas arteriovenosas torna o hemangioma mais firme e pulsátil ao exame clínico.
O tratamento é recomendado sempre que possível, já que a evolução da lesão não tratada resultará na piora progressiva.

Tratamento dos Hemangiomas Cavernosos

A escolha da terapia deve ser cuidadosa para estes casos.
A Escleroterapia é empregada para tratamento de ectasias venosas, quando não há fístulas arteriovenosas. O tratamento consiste na injeção intralesional de produtos, tais como o álcool absoluto e o polidocanol, que provocam o desaparecimento das veias dilatadas. Recomendamos punção percutânea guiada por ultrassom para guiar o procedimento.
O Dye Laser também pode ser empregado para tratamento do componente superficial das lesões de pele e mucosa nas más-formações venosas. O laser provoca a redução do fluxo sanguíneo na área malformada pelo efeito de foto-termoemólise que resulta na coagulação sanguínea e posterior desaparecimento dos vasos tratados.
A indicação da Cirurgia para remoção de um hemangioma cavernoso deve ser estudada e planejada. Cumpre lembrar, ainda, que a remoção parcelada pode ter como consequência a recidiva do hemangioma.

 

Dye Laser

Por que Dye Laser

Para o tratamento dos hemangiomas o uso de um equipamento inadequado ou a aplicação incorreta podem não produzir melhora e, ainda, provocarem danos e deixarem sequelas definitivas.
O Dye Laser é o tratamento recomendado para o tratamento dos hemangiomas nos maiores centros especializados do mundo. É um equipamento produzido com alta tecnologia para atingir a eficiência máxima no tratamento dos hemangiomas – o que reflete em um custo maior. Apesar disso, é o mais eficiente no clareamento dos hemangiomas e o mais seguro na preservação da pele.

Leia mais

Navegação: Home Hemangioma Hemangiomas Cavernosos